A ação da equipe multimissão do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO) possibilitou um atendimento rápido e adequado a homem de 55 anos que se encontrava em estado grave.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins 

A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO), unidade da Secretaria Estadual da Segurança Pública, realizou, no início da tarde desta quinta-feira, 18, mais um voo pela vida. Desta vez, a equipe multimissão a bordo do “Tocantins 01”, foi até o município de Miracema, distante cerca de 80 km de Palmas, onde efetuaram o transporte aeromédico de um homem de 55 anos que estava em estado grave, devido a complicações causadas por uma úlcera nervosa.

Por volta de meio-dia, o CIOPAER foi acionado pela equipe reguladora do Serviço Médico de Urgência (SAMU), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, informando que uma ambulância havia transportado um paciente, em estado grave de Miranorte para o Hospital Regional de Miracema, mas que o homem necessitava de atendimento médico especializado e que o mesmo deveria ser transferido, com urgência para o Hospital Geral de Palmas.

Equipe do CIOPAER-TO e SAMU efetuam transporte aeromédico de paciente em estado grave.

Desse modo, a aeronave partiu para Miracema, chegando por volta de 12h50. Em seguida, o paciente foi estabilizado com a ajuda da equipe do SAMU-Palmas e, logo após, a aeronave decolou com destino ao HGP, em Palmas, sendo que 18 minutos depois, o helicóptero do CIOPAER-TO pousou naquela Unidade de Saúde, onde uma equipe multidisciplinar já aguardava o paciente para que o mesmo pudesse receber atendimento adequado, de acordo com o quadro clínico que apresentava.

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do CIOPAER-TO contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo. A ação também demonstrou a total integração e harmonia entre as forças de Segurança Pública com a Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (BMTO) e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), com o único objetivo de salvar vidas em todas as regiões do Estado do Tocantins.

Fotos: CIOPAER-TO.


Compartilhar:

Deixe seus Comentario