Você viu? Inflação, foto de buraco negro, brasileira condenada na Tailândia, prisão de delegada pop, nistagmo de integrante do Black Eyed Peas e capacetes no telhado

0
2

Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 9 a 13 de maio. Os números da inflação. A operação Calígula e a prisão da delegada pop. Os capacetes no telhado de uma loja em São Paulo. A condenação da brasileira flagrada com droga na Tailândia. O nistagmo de integrante do Black Eyed Peas. A comemoração viral de uma garotinha que venceu o câncer. A foto do buraco negro. A bela cena de Almir Sater e seu filho em “Pantanal”. E um guia de carreiras em TI.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Inflação nas alturas
📈 O brasileiro está pagando caro para viver. O aumento sem freio nos preços de alimentos, bebidas, combustíveis e outros itens é tema dos noticiários e rodas de conversa. Na última segunda-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o medidor oficial da inflação. No ano de 2022, o IPCA acumula aumento de 4,29%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação saltou para 12,13%, acima dos 11,30% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Trata-se da maior inflação para o período de 1 ano desde outubro de 2003 (13,98%). Com o resultado de abril, já são 8 meses seguidos com a inflação rodando acima dos dois dígitos.
⛽ Combustíveis, os ‘vilões’ da inflação: veja o histórico de altas da gasolina, diesel e etanol
Operação Calígula
O Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou a operação Calígula contra uma rede de jogos de azar explorada pelo bicheiro Rogério Andrade e pelo PM reformado Ronnie Lessa, réu pela morte da vereadora Marielle Franco.
Bicheiro, delegados e réu no caso Marielle são alvo de operação contra jogos de azar
Outros alvos da ação foram os delegados Marcos Cipriano e a “delegada pop” Adriana Belém, que foram presos. Foi na casa de Adriana, amiga de famosos como o ex-jogador Adriana Imperador, que a operação encontrou R$ 2 milhões em dinheiro guardados em sacolas de grifes de luxo — em nota, a Polícia Civil disse que ambos os delegados não têm cargos na polícia atualmente
Quem é Adriana Belém: a delegada ‘pop’ presa no Rio
O capacete subiu no telhado
Milhares de capacetes foram encontrados cobrindo o telhado de uma loja de motos na capital paulista. Segundo o dono do estabelecimento, o intuito era criar um tipo de isolante térmico com a fileira de capacetes, além de tentar impedir que ladrões conseguissem entrar no local pelo telhado. De acordo com Francisco Hélio de Freitas Maia, os itens eram artigos velhos e usados doados por clientes.
Para Alexandre Alarcon do Passo Suaide, doutor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), a eficiência de usar capacetes com o objetivo de criar um isolamento térmico é mínima para isso, explica um especialista ouvido pelo g1.
“Os capacetes possuem uma espuma, essa espuma é feita para dar um conforto térmico para aquela pessoa que está usando, mas usar como o isolante térmico de um imóvel é muito complicado. Ele vai ter eficiência mínima como qualquer outra coisa, por exemplo, qualquer coisa que você jogar em cima de um telhado vai ter essa eficiência mínima”, disse Suaide.
Apesar da explicação do dono da loja, a polícia apreendeu os capacetes para uma investigação.
Vídeos mostram 2 mil capacetes em teto de loja em SP
Acidente com ônibus de Conrado e Aleksandro
O homem que afirma ter filmado o ônibus da dupla sertaneja Conrado e Aleksandro em alta velocidade antes do acidente disse que planejava enviar o vídeo para os músicos como alerta (veja vídeo abaixo). Conforme apurado pelo g1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou que o pneu dianteiro esquerdo do ônibus estourou e, com isso, o motorista perdeu o controle do veículo. O acidente na rodovia Régis Bittencourt, na altura de Miracatu, no interior de São Paulo, causou a morte do cantor Aleksandro e de mais cinco pessoas. Conrado sofreu ferimentos leves e está hospitalizado junto com outros 11 membros da equipe.
Segundo o delegado responsável pela investigação, caso seja comprovado que o motorista do ônibus dirigia em alta velocidade, ele pode responder por homicídio culposo.
Baterista, guitarrista, tecladista e roadies: veja quem são as vítimas de acidente
Namorada de Conrado faz homenagem a Aleksandro e conta sobre ajuda para realizar cirurgia
“Depois acontece um acidente e colocam a culpa sempre em outra coisa, mas a imprudência fala mais alto aqui! Ultrapassa caminhões como se fosse um carro pequeno”, disse o autor do vídeo, que não não quis se identificar.
Vídeo flagra ônibus de dupla sertaneja em alta velocidade antes de acidente em SP
Mortes misteriosas
Nos últimos três meses, sete milionários da Rússia morreram sob circunstâncias enigmáticas – alguns com suas famílias. Um deles é Vladislav Avayev. Em abril, a polícia encontrou o magnata, sua esposa e a filha do casal, de 13 anos, mortos em um luxuoso apartamento da família na capital da Rússia. Leia mais histórias aqui.
Milionários da Rússia morrem sob circunstâncias enigmáticas
Carreiras em TI
Enquanto quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um setor apresenta uma situação bem diferente: falta mão de obra. Na tecnologia da informação, chamada de TI, existe muito mais demanda do que gente que pode suprir. E olha que em 2021 foram gerados quase 200 mil empregos na área, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom.
Para você não perder oportunidades, o g1 ouviu dezenas de profissionais da área, especialistas em recrutamento e professores para montar um superguia para quem quer entrar na TI:
PRIMEIRO EMPREGO: dicas para quem está em curso livre, técnico ou na faculdade
DE OLHO NO DÓLAR: o que pensa quem está começando na TI
CURSOS que podem dar a base para TI
COMO MIGRAR vindo de outras áreas para a TI
HISTÓRIAS: aprender a programar aos 50, estagiária aos 30… veja quem trocou outras áreas pelo setor que está ‘bombando’
SALÁRIOS quanto ganham desenvolvedor, designer UX, analista de dados e mais
CARREIRA INTERNACIONAL: as lições de quem encontrou trabalho no exterior
GANHE MAIS: já está em TI? Dicas para progredir na carreira
BARREIRAS: erros mais cometidos e desafios da área
Brasileira condenada na Tailândia
Mary Hellen Coelho Silva, a brasileira presa na Tailândia por tráfico internacional de drogas, foi condenada a 9 anos e seis meses de prisão. A informação é de uma das suas advogadas. Segundo Kaelly Cavoli Moreira, a equipe de defesa tentará a extradição de Mary Hellen para que ela possa cumprir a pena no Brasil.
“A gente teve uma pena muito positiva, melhor do que a gente esperava. Nós estávamos contando com 50 anos de prisão, mas já tínhamos descartado a pena de morte e a prisão perpétua. Estamos caminhando para uma pena humana, o mundo precisa ir contramão de penas desumanas”, afirmou Kaelly.
Entenda: brasileiros presos por tráfico na Tailândia
Mary Hellen foi detida em fevereiro no aeroporto de Bangkok com 9 kg de cocaína. A droga estava escondida dentro de um compartimento oculto das malas.
Twitter e Elon Musk
Depois de afirmar no início da manhã desta sexta (13) que havia temporariamente suspendido a compra do Twitter, o bilionário Elon Musk afirmou que “ainda está comprometido com a compra” da rede social. As duas afirmações foram feitas no próprio Twitter. Primeiro, Musk afirmou que detalhes sobre contas falsas ainda estão em discussão.
“O acordo (para a compra) do Twitter está temporariamente suspenso por pendências em detalhes que sustentam que contas falsas de fato representam menos de 5% dos usuários”, afirmou, em um post na rede social.
Duas horas depois, ele publicou:
Pouco depois, o bilionário fez outra publicação afirmando que “ainda está comprometido com a compra”.
Reprodução
Picada de cobra
Uma criança de 6 anos foi picada por uma cobra coral-verdadeira em Nova Trento, na Grande Florianópolis, e levada de helicóptero pelos bombeiros para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital. A espécie é considerada a mais venenosa do Brasil, segundo o biólogo Christian Raboch, especialista em serpentes, em entrevista ao g1 SC em janeiro deste ano. Segundo os bombeiros, o estado de saúde do menino “não era grave no momento do atendimento”. A transferência foi necessária, no entanto, devido à periculosidade do veneno do animal.
Menino foi levado de helicóptero ao hospital
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse ao Ministério da Defesa que não há “sala escura” de apuração dos votos. Convidada pela própria corte para participar de um grupo formado para dar mais transparência ao processo eleitoral, a pasta enviou, no ano passado, seis sugestões de melhorias. Depois, fora do prazo estipulado, enviou outras sete sugestões, que foram respondidas. Em uma delas, o Ministério da Defesa recomendou que a totalização dos votos seja feita ao mesmo tempo no TSE e nos tribunais regionais eleitorais (TREs), nos estados. Essa medida foi classificada como retrocesso pelos técnicos da corte. Eles apontam que o sistema atual foi defendido e implementado após sugestão da Polícia Federal, “que aconselhou a centralização dos computadores […] como uma forma de diminuição da superfície de ataque de hackers”. O presidente Jair Bolsonaro tem feito seguidos ataques às urnas eletrônicas e colocado em dúvida a transparência das eleições. No final de abril, ele declarou que os votos são apurados em uma “sala secreta” no TSE, na qual “meia dúzia de técnicos dizem ali, no final: ‘Olha, quem ganhou foi esse’”. Em julho de 2021, a corte já havia esclarecido que é falsa a afirmação de que a apuração seja feita de forma secreta em uma sala do tribunal.
Veja as respostas do tribunal às perguntas do Ministério da Defesa
NATUZA NERY: TSE não deve extinguir comissão mesmo após resposta a militares
ANA FLOR: Ministro da Defesa quer general fora de comissão da corte eleitoral
Friiiiiiiiiiiiio ☃❄
É bom preparar o cobertor e o agasalho. Grande parte do Brasil deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira (16), segundo serviços de meteorologia. De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo; há previsão de neve e “chuva congelante” para estados do Sul; e geadas para outros trechos do país.
“Para quem está sentindo frio agora, digo que o frio ainda nem começou”, afirma César Soares. “Esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano.”
Consulte a previsão para sua cidade
ENTENDA: Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada
Buraco negro
Um consórcio internacional de cientistas divulgou a primeira foto de um buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. A imagem do Sagitário A*, um buraco negro supermassivo a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, é mais um importante marco para a ciência encabeçado pelo Event Horizon Telescope, uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.
“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.
Imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas
Nistagmo
Esta semana a banda Black Eyed Peas entrou para os assuntos mais falados do Twitter. Os internautas descobriram que Apl, um dos integrantes da banda, tem nistagmo. Já ouviu falar? O nistagmo é um movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos que resulta, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão. Pode ter diferentes causas, como catarata congênita, estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado, albinismo, outros distúrbios do nervo óptico e da retina, uso de medicamentos, síndrome alcóolica fetal, trauma e problemas na orelha interna. A informação sobre a baixa visão do artista, no entanto, não é novidade. Em entrevista ao jornal “The Sun” em 2011, ele revelou que era legalmente cego. “Consigo perceber bem as formas [mas] se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la”, disse. 👉 Entenda mais sobre a condição.
Nistagmo: entenda o que é esta condição
De pai pra filho
Um duelo de violas marcou uma bela cena entre pai e filho na novela “Pantanal”. A sequência mostra Gabriel Sater, que interpreta o peão Trindade, e o pai, Almir Sater, o chaneleiro Eugênio, mostrando o talento no dedilhar da viola.
Ao final do duelo, Eugênio aprova Trindade e diz que José Leôncio pode contratá-lo.
“Dividir as cenas com meu pai com certeza é um dos momentos mais especiais da novela ,e representando um papel que um dia foi dele! Forte emoção e grande responsabilidade”, afirmou Gabriel em uma postagem no Instagram.
Veja a cena no Globoplay
Baby Shark 🦈
Whindersson Nunes canta e dança música ‘baby shark’ para criança que chorava durante show
Alerta de fofura! Durante uma apresentação em Paris, o humorista Whindersson Nunes interrompeu o seu show para cantar e dançar a música infantil ‘Baby Shark’. Ele percebeu que tinha uma criança chorando na plateia e resolveu animar a menina que estava acompanhada dos pais (assista no vídeo acima). A pedido do artista, a plateia fez coro para ajudar a acalmar a pequena. Whindersson está na Europa fazendo sua turnê de despedida dos palcos. O g1 conversou com o pai da criança, que agradeceu a compreensão de Whindersson Nunes. Leia aqui.
Vitória
Uma menina de quatro anos deixou internautas emocionados após um vídeo dela celebrando a cura de um câncer cantando “Let It Go”, do filme “Frozen”, viralizar. Yara, moradora de Vitória (ES), foi diagnosticada com neuroblastoma em setembro de 2020. Com uma massa de 10 cm no abdômen e metástase nos ossos e medula, passou por 232 quimioterapias e venceu o câncer, segundo a mãe, Jessica Rohsner. Assista:
Vídeo: menina de 4 anos curada de câncer cantou ‘Let it Go’ com médicos em hospital
Perseguição, atropelamento e fuga
Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento em que um carro avança pela calçada e atropela um homem que corria pelas ruas de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Segundo a polícia, o veículo era dirigido pelo frei Gustavo Trindade dos Santos, que estava com a CNH vencida e perseguiu o homem por mais de um quilômetro após ele ter futado peças de roupa da paróquia.
Suspeito de furtar igreja é atropelado quando fugia em Santa Cruz do Rio Pardo
O carro pertence à diocese de Ourinhos, que em nota disse que o frei “foi afastado de suas funções religiosas e se encontra disponível para livremente cooperar com a Justiça”. O frei se apresentou no fórum de Santa Cruz do Rio Pardo, acompanhado por dois advogados, e comunicou mudança de endereço. O delegado responsável pelas investigações pediu a prisão preventiva do frei, o que deve ser analisado pelo juiz da Vara Criminal do Fórum de Santa Cruz do Rio Pardo.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Além de tentativa de homicídio, o frei pode responder por omissão de socorro. Internado por causa dos ferimentos, o homem atropelado, identificado como Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, teve a prisão em flagrante por furto decretada. Segundo o boletim de ocorrência, ele entrou na igreja após arrombar a janela e fugiu da casa paroquial levando três moletons e uma camiseta.
Padre Júlio Lancelotti critica atropelamento após furto: ‘Um crime não justifica outro’
Homem atropelado passa por cirurgia para descompressão craniana
Frei celebrou casamento pouco antes de atropelamento: ‘Foi um choque’, relata a noiva

Fonte: G1 Mundo