Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM quinta-feira, 7 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Mulher suspeita de envolvimento em abusos contra a própria filha é presa no interior do Tocantins

    maio 7, 2026

    ‘Tá de parabéns a polícia’, diz suspeito de homicídio preso após fugir cerca de 500 km

    maio 7, 2026

    Sine Tocantins oferta mais de 500 vagas de emprego nesta quinta-feira (7)

    maio 7, 2026

    Policial tropeça e cai durante perseguição a adolescentes; VÍDEO

    maio 7, 2026

    Chico Buarque avaliza álbum do grupo Escafandristas com obra do compositor

    maio 7, 2026

    Bonnie Tyler é colocada em coma induzido após cirurgia de emergência

    maio 7, 2026

    Globo de Ouro atualiza regras para deixar claro que aceita trabalhos gerados por inteligência artificial

    maio 7, 2026

    ‘Dominguinho 2’ reproduz a doçura e a fórmula do álbum original, mas com dose bem menor de espontaneidade

    maio 7, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Mulher suspeita de envolvimento em abusos contra a própria filha é presa no interior do Tocantins

    maio 7, 2026

    Chico Buarque avaliza álbum do grupo Escafandristas com obra do compositor

    maio 7, 2026

    Bonnie Tyler é colocada em coma induzido após cirurgia de emergência

    maio 7, 2026

    Globo de Ouro atualiza regras para deixar claro que aceita trabalhos gerados por inteligência artificial

    maio 7, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Tocantins»Justiça condena líder e braço direito de grupo que usava aviões e submarino para o tráfico de drogas internacional
Tocantins

Justiça condena líder e braço direito de grupo que usava aviões e submarino para o tráfico de drogas internacional

novembro 4, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Justiça condena narcotraficantes que tinha hangares em Porto e fazia tráfico transnacional
Dois acusados de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas foram condenados pela Justiça Federal. Segundo as investigações da Operação Flak, o grupo usava aviões e até um submarino improvisado para transportar cocaína. As penas somadas passam de 20 anos de prisão.
A organização criminosa começou a ser investigada depois que uma aeronave com 300 quilos de cocaína foi apreendida no Tocantins, em 2018. João Soares Rocha é apontado pela Justiça como líder, e Fábio Coronha da Cunha, como braço direito.
As investigações apontaram que a organização criminosa era especializada em transportar drogas da Colômbia e da Venezuela para o Brasil, Estados Unidos e Europa. Conforme investigação da Polícia Federal, o grupo criminoso estaria atuando há cerca de 20 anos.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Segundo decisão à qual a TV Anhanguera teve acesso, João foi condenado a uma pena de 12 anos de prisão em regime fechado e pagamento de multa. A defesa dele não respondeu aos contatos até a última atualização desta reportagem.
Fábio terá que cumprir 10 anos e dois meses de reclusão, além do pagamento de multa. A defesa dele informou que recebeu a notícia com surpresa, pois não houve apreensões de entorpecentes durante as investigações. Também sustentou que a decisão se baseia em “suposição de que havia droga em uma aeronave que caiu no oceano e nunca foi localizada”. A defesa destacou que vai recorrer da sentença.
Entenda a investigação
A decisão da 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal, assinada pelo juiz André Dias Irigon, aponta que João chefiava um esquema de transporte de grandes remessas de cocaína. O juiz entendeu que ele financiava a atividade criminosa, provendo recursos materiais como aeronaves, hangares e meios de transporte, além de recrutar pilotos e mecânicos para as aeronaves.
A decisão também cita que João possui extensa ficha criminal e que ficou foragido por quatro anos até ser preso em 21 de março de 2024, na divisa do Brasil com o Paraguai. Ele ainda está preso na Unidade Penal de Palmas.
Fábio Coronha é considerado o braço direito do líder do grupo criminoso, e teria “plena ciência da dimensão ilícita e internacional das atividades”, destacou a decisão. Ele responde em liberdade.
João Soares Rocha é apontado como chefe da quadrilha
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Piloto investigado por tráfico internacional de drogas é extraditado da Colômbia e chega a Palmas
Entenda como começou a investigação contra tráfico internacional de drogas
Veja quem é o homem apontado como chefe da quadrilha de tráfico internacional alvo da operação Flak
Bloqueio de bens de suspeitos de tráfico internacional de drogas tem objetivo de ‘descapitalizar efetivamente o grupo’, diz PF
PF realiza operação contra o tráfico internacional de drogas
Divulgação
Operação Flak
O grupo criminoso começou a ser investigado em 2018, depois que uma aeronave com 300 quilos de cocaína foi apreendida em Formoso do Araguaia. O principal investigado, apontado como chefe da quadrilha, é João Soares Rocha.
Durante a investigação a polícia descobriu que o grupo comprava e adulterava aeronaves para transportar drogas no Brasil e em outros países. João Soares Rocha possuía de fazendas, aviões, postos de combustíveis e até um hangar.
As investigações indicam que a rota do transporte de drogas passava pelos países produtores (Colômbia e Bolívia), países intermediários (Venezuela, Honduras, Suriname e Guatemala) e países destinatários (Brasil, Estados Unidos e União Europeia). Pistas no Tocantins também eram usadas pelo grupo.
Também em 2018, a polícia conseguiu encontrar uma espécie de submarino improvisado no Suriname. A embarcação, que podia carregar entre 6 e 7 toneladas, poderia ser utilizada pela para levar drogas para Europa e África.
No ano seguinte o grupo foi alvo de uma megaoperação da Polícia Federal que fez 28 prisões e apreendeu 11 aeronaves.
Rota da droga movimentada por quadrilha alvo da Operação Flak, da Polícia Federal
Wagner Magalhães/G1
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Mulher suspeita de envolvimento em abusos contra a própria filha é presa no interior do Tocantins

maio 7, 20260 Visitas

‘Tá de parabéns a polícia’, diz suspeito de homicídio preso após fugir cerca de 500 km

maio 7, 20260 Visitas

Sine Tocantins oferta mais de 500 vagas de emprego nesta quinta-feira (7)

maio 7, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026135 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202548 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.