Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM terça-feira, 21 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Filha de 6 anos do sertanejo Henrique viraliza nas redes sociais ao tocar gado sozinha; VÍDEO

    abril 21, 2026

    Diretora de escola pública que chamou autismo de ‘transtorno da moda’ volta ao cargo após decisão da Justiça

    abril 21, 2026

    Taxista desaparece após sair para tomar banho em balneário no TO, diz o pai

    abril 21, 2026

    Adolescente é atropelado ao tentar atravessar a rua em Palmas; VÍDEO

    abril 21, 2026

    Musical retrata Zezé Motta com toda a plenitude da atriz e cantora que driblou o racismo com talento e a força da arte

    abril 21, 2026

    Anitta revela convite de Shakira para show em Copacabana, e colombiana elogia brasileira: ‘Rainha’

    abril 21, 2026

    Morre ator de ‘Chaves’, Ricardo de Pascual, aos 85 anos

    abril 21, 2026

    Cantor Hiran é alvo de ataques homofóbicos após lançar disco em que denuncia homofobia no rap

    abril 21, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Filha de 6 anos do sertanejo Henrique viraliza nas redes sociais ao tocar gado sozinha; VÍDEO

    abril 21, 2026

    Diretora de escola pública que chamou autismo de ‘transtorno da moda’ volta ao cargo após decisão da Justiça

    abril 21, 2026

    Anitta revela convite de Shakira para show em Copacabana, e colombiana elogia brasileira: ‘Rainha’

    abril 21, 2026

    Musical retrata Zezé Motta com toda a plenitude da atriz e cantora que driblou o racismo com talento e a força da arte

    abril 21, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Tocantins»Diretora de escola pública pede afastamento e vai responder processo administrativo após fala sobre autismo: ‘Transtorno da moda’
Tocantins

Diretora de escola pública pede afastamento e vai responder processo administrativo após fala sobre autismo: ‘Transtorno da moda’

março 4, 2026Nenhum comentário1 Visitas

Diretora de escola pública chama autismo de transtorno da moda em vídeo
Carla Martins de Barros pediu afastamento do cargo de diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Odair Lúcio, em Gurupi, após um vídeo em que ela classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como “transtorno da moda” repercutir nas redes sociais. Uma sindicância da Procuradoria-Geral do Município deve analisar o caso.
O afastamento foi solicitado nesta quarta-feira (4). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semeg), a diretora solicitou afastamento voluntário a fim de assegurar que a apuração ocorra com isenção e tranquilidade, e se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos (veja nota na íntegra abaixo).
O g1 pediu posicionamento da diretora, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
No vídeo polêmico, Carla também afirma não aceitar comportamento agressivo por parte de crianças autistas.
“Algumas pessoas entram no meu direct e perguntam assim ‘nossa, Carla, mas você não entende a agressividade de uma criança?’ Transtorno da moda. Não é que eu não entenda, só que limite, todo ser humano precisa ter. Eu não me formei, não saio da minha casa pra poder apanhar, entendeu? E não permito que ninguém que esteja ao meu lado passe por essa situação. Você que cuide do seu alecrim dourado, que dê limite a ele. Você que cuide, assim como todos nós cuidamos das crianças típicas, né? Típica, atípica, não interessa. Ser humano nasceu para ser treinado, e ele tem condições perfeitas”, comentou.
A fala repercutiu negativamente e a prefeita Josi Nunes (União) se pronunciou nas redes sociais. “Quero reafirmar, de forma muito clara, que a nossa gestão sempre teve compromisso com a inclusão, com o acolhimento e com a garantia de direitos das nossas crianças atípicas […]. Desde que tomei conhecimento do ocorrido, determinei a apuração imediata dos fatos”, disse.
LEIA MAIS:
Diretora de escola pública chama autismo de transtorno da moda em vídeo: ‘Você que cuide’
Mulher do sertanejo Henrique é vista no Tocantins um mês após sair da prisão nos EUA; veja imagens
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre operação que mirou a mãe de influencer que movimento R$ 217 milhões
Diretora de escola municipal em Gurupi publicou fala polêmica sobre crianças com TEA
Reprodução/Redes Sociais
A Prefeitura de Gurupi afirmou, em nota, que vai ouvir todos os envolvidos, analisar com responsabilidade e tomar todas as medidas cabíveis e legais (veja íntegra de nota abaixo).
Conforme a prefeitura, a rede municipal de ensino conta com 24 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), todas com professores especialistas, além de profissionais de apoio que acompanham cerca de 400 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A própria escola na qual Carla Martins é diretora possui sala de apoio a crianças com TEA. A unidade de ensino faz publicações nas redes sociais mostrando intervenções pedagógicas realizadas com alunos atípicos.
De acordo com a prefeitura, a Semeg mantém equipe multidisciplinar com coordenação, supervisão, assistentes sociais e psicólogas, que atuam no suporte às escolas e no atendimento às famílias.
Íntegra da nota da Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, reafirma seu compromisso com a inclusão, o acolhimento e a garantia de direitos das crianças atípicas, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
A rede municipal de ensino conta com 24 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), todas com professores especialistas, além de profissionais de apoio que acompanham cerca de 400 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria também mantém equipe multidisciplinar com coordenação, supervisão, assistentes sociais e psicólogas, que atuam no suporte às escolas, no acompanhamento do PAEE e do PEI e no atendimento às famílias.
Em 2025, foi implantado o projeto Mundo do Theo, fortalecendo a inclusão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento socioemocional, na formação de educadores e no envolvimento familiar.
A Prefeitura de Gurupi vai ouvir todos os envolvidos, analisar com responsabilidade e tomar todas medidas cabíveis e legais.
A Prefeitura de Gurupi reafirma que preza pelo diálogo aberto e transparente com as famílias e a comunidade escolar, sendo defensora e parceira da causa autista.
Íntegra da nota da Semeg
A Secretaria Municipal de Educação de Gurupi informa que, desde que o caso envolvendo o vídeo de uma diretora da rede municipal ganhou repercussão, a prefeita Josi Nunes determinou o acompanhamento rigoroso da situação, com a adoção de todas as medidas legais cabíveis, sempre pautadas na justiça, no equilíbrio e na transparência.
Diante dos fatos, foi solicitada à Procuradoria-Geral do Município a instauração de procedimento de sindicância, com o objetivo de apurar os acontecimentos de forma criteriosa e responsável.
A Secretaria informa ainda que a diretora envolvida solicitou afastamento voluntário de suas funções, a fim de assegurar que a apuração ocorra com a devida isenção e tranquilidade. A diretora também se colocou à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, reafirmando seu compromisso com a verdade e com a lisura do serviço público.
Reafirmamos que esta gestão mantém firme o compromisso com a inclusão, o respeito e o acolhimento das crianças atípicas da nossa rede municipal de ensino. Seguiremos atuando com responsabilidade, sensibilidade e diálogo permanente com as famílias e com toda a comunidade escolar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Filha de 6 anos do sertanejo Henrique viraliza nas redes sociais ao tocar gado sozinha; VÍDEO

abril 21, 20260 Visitas

Diretora de escola pública que chamou autismo de ‘transtorno da moda’ volta ao cargo após decisão da Justiça

abril 21, 20260 Visitas

Taxista desaparece após sair para tomar banho em balneário no TO, diz o pai

abril 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026134 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202546 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.