Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM sexta-feira, 24 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Bombeiros suspendem buscas por taxista que desapareceu após sair para tomar banho em balneário

    abril 23, 2026

    Mecânico que passou 20 dias desaparecido na mata diz que andava dentro d’água para não deixar rastros

    abril 23, 2026

    Entenda decisão que devolveu cargo à diretora que chamou autismo de ‘transtorno da moda’ no TO

    abril 23, 2026

    TCE condena ex-secretário e empresa a devolverem R$ 616 mil por cestas básicas no TO

    abril 23, 2026

    Francis Hime e Simone navegam juntos pelas águas do show ‘Embarcação’, atração do Rio nas terças-feiras de maio

    abril 23, 2026

    Cantor D4vd, acusado de homicídio, guardava pornografia infantil no celular, diz TV

    abril 23, 2026

    ‘Meu coração está transbordando de alegria’: Giovanna Roque, que já foi agredida por MC Ryan, comemora soltura

    abril 23, 2026

    Acionistas da Warner aprovam venda para a Paramount; veja os números

    abril 23, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Bombeiros suspendem buscas por taxista que desapareceu após sair para tomar banho em balneário

    abril 23, 2026

    Homem condenado por estupro de vulnerável é procurado pela polícia no Tocantins

    abril 23, 2026

    Mecânico que passou 20 dias desaparecido na mata diz que andava dentro d’água para não deixar rastros

    abril 23, 2026

    Francis Hime e Simone navegam juntos pelas águas do show ‘Embarcação’, atração do Rio nas terças-feiras de maio

    abril 23, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Entretenimento»Emanuelle Araújo mergulha na vivência como cantora de música afro-baiana no terceiro álbum solo, ‘Corra para o mar’
Entretenimento

Emanuelle Araújo mergulha na vivência como cantora de música afro-baiana no terceiro álbum solo, ‘Corra para o mar’

abril 2, 2026Nenhum comentário2 Visitas

Emanuelle Araújo lança em 10 de abril o terceiro álbum solo, ‘Corra para o mar’, gravado com produção musical de Alexandre Kassin
Mari França / Divulgação
♫ CRÍTICA DE ÁLBUM
Título: Corra para o mar
Artista: Emanuelle Araújo
Cotação: ★ ★ ★ ★
♬ “Nosso bloco já passou e essa manhã cai bem”, avaliam Emanuelle Araújo e Davi Moraes na levada macia de “Cai bem”, música assentada sobre os tambores afro-baianos que sustentam o terceiro álbum solo da artista, “Corra para o mar”.
Ambientada em um fim de Carnaval, mas sem melancolia, “Cai bem” é a música que encerra com leveza “Corra para o mar”, álbum gravado com produção musical de Alexandre Kassin e programado para ser lançado em 10 de abril, quase dois anos após a edição do primeiro single, apresentado em 28 de junho de 2024 com a gravação da música “Vá na paz do Senhor” (Leonardo Reis e Deco Simões).
Lançar em abril um álbum calcado na música de festa da Bahia – trilha sonora de espírito folião, criada com alta carga de ancestralidade afro-brasileira – é como promover um Carnaval fora de época. SQN.
“Tu já viu um dia triste no baiano? / Tem não, tem não, Carnaval é todo dia / Não é uma semana no ano”, sentenciam Emanuelle e Tatau em versos de “Não fique triste” (2025), música de Emanuelle Araújo, Tatau e Xixinho assentada sobre o baticum característico do samba-reggae. A faixa foi antecipada em 30 de janeiro do ano passado, como terceiro single do álbum, com o título de “Tem não”.
Emanuelle Araújo sabe o que canta. Cantora e compositora nascida em Salvador (BA) em julho de 1976, a artista entrou em cena em 1989 como apresentadora de TV e atriz de teatro. A projeção como cantora veio uma década depois, em 1999, com a escolha da Emanuelle para substituir Ivete Sangalo no posto de vocalista da Banda Eva, na qual permaneceu até 2002.
O álbum “Corra para o mar” reaviva essa fase da carreira da artista, dando legitimidade à regravação de “Minha história” (Alfredo de Souza Cerqueira Filho, o Xexéu, e Luizinho SP), composição apresentada há 30 anos pela banda baiana Timbalada no álbum “Mineral” (1996), lançado no período áureo do som rotulado como axé music.
O revival de “Minha história” entrou em rotação em novembro de 2024 como segundo single do álbum preparado há três anos por Emanuelle. A rigor, por conta de tantos singles, o álbum “Corra para o mar” chega ao mercado já com baixo teor de novidade, pois somente cinco das dez faixas permaneciam inéditas.
Lançada em 6 de fevereiro como aposta de Emanuelle Araújo para o Carnaval de 2026, “Beija a minha boca” é música de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães formatada por Kassin no universo típico da axé music.
Emanuelle Araújo regrava ‘Ijexá’ (1982), música do último álbum de Clara Nunes (1942 – 1983), e faz feat com Davi Moraes na música ‘Cai bem’
Mari França / Divulgação
Aliás, o álbum “Corra para o mar” chega impregnado da energia do axé e da força dos tambores da Bahia que embasam faixas como “Pescar” – ijexá com letra de versos imagéticos – e “Iansa bale”, faixa que pisa nos sagrados terreiros do Candomblé com o toque do grupo baiano de percussão Aguidavi do Jêje, repleto de negritude e ancestralidade.
Essa ancestralidade também pauta “Cadência nobre” (Tenilson Del Rey e Edu Casanova, 2025), faixa permeada pelo mix de cordas com percussão e valorizada pela presença do Ilê Aiyê. Lançada em single em abril do ano passado, a música faz ode à força negra feminina e a esse bloco afro que simboliza as mais nobres tradições da música da Bahia.
Dentro desse universo afro-brasileiro que rege a Bahia de todos os santos e orixás, faz todo sentido a regravação de “Ijexá” (1982), música de Edil Pacheco, apresentada por Clara Nunes (1942 – 1983) – cantora interpretada por Emanuelle em 2025 em musical de teatro dirigido por Jorge Farjalla – em gravação luminosa feita para o álbum “Nação” (1982), o último de Clara. Com força soprada pelos metais, o registro de “Ijexá” por Emanuelle é muito bonito e tem o mérito de reapresentar a música para as atuais gerações.
O álbum “Corra para o mar” também chega banhado pelas águas, com algumas letras nessa praia. Parceria de Emanuelle com o letrista e poeta baiano José Carlos Capinan, a música-título “Corra para o mar” segue sedutora, em correnteza macia, receitando a força das águas e dos ventos como antídotos para mágoas.
É curioso constatar que o álbum “Corra para o mar” dialoga pouco com os dois álbuns anteriores da discografia solo de Emanuelle Aráujo, “O problema é a velocidade” (2016) e “Quero viver sem grilo – Uma viagem a Jards Macalé”, embora Kassin também tenha produzido o primeiro, lançado há dez anos.
A bem da verdade, os três discos da artista pouco ou nada têm a ver entre si. E, diante desse painel, cabe ressaltar que “Corra para o mar” é o álbum que mais bem se ajusta ao canto, à história e à vivência de Emanuelle Araújo.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Francis Hime e Simone navegam juntos pelas águas do show ‘Embarcação’, atração do Rio nas terças-feiras de maio

abril 23, 20260 Visitas

Cantor D4vd, acusado de homicídio, guardava pornografia infantil no celular, diz TV

abril 23, 20260 Visitas

‘Meu coração está transbordando de alegria’: Giovanna Roque, que já foi agredida por MC Ryan, comemora soltura

abril 23, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026134 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202546 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.