Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM quarta-feira, 18 fevereiro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Influenciador, filho de Seu Boinha, relembra gravações com pai e lamenta morte: ‘O legado permanece’

    fevereiro 18, 2026

    Morre Seu Boinha, pai do influenciador Francisco Garcia, após passar mais de 20 dias na UTI

    fevereiro 18, 2026

    Mulher que denunciou PM por agressão relata medo: ‘Sempre assombrada’

    fevereiro 18, 2026

    Homem que atropelou fisioterapeuta na saída do trabalho tem pedido de liberdade negado

    fevereiro 17, 2026

    Shia LaBeouf é preso após suposta briga em Nova Orleans

    fevereiro 18, 2026

    Antonio Adolfo brinca o Carnaval com a liberdade do jazz em álbum afetivo

    fevereiro 17, 2026

    Série ‘Emergência 53’, da Globoplay, ganha prêmio em festival em Berlim

    fevereiro 17, 2026

    Espírito irreverente de Rita Lee reanima a Mocidade Independente

    fevereiro 17, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Influenciador, filho de Seu Boinha, relembra gravações com pai e lamenta morte: ‘O legado permanece’

    fevereiro 18, 2026

    Shia LaBeouf é preso após suposta briga em Nova Orleans

    fevereiro 18, 2026

    Morre Seu Boinha, pai do influenciador Francisco Garcia, após passar mais de 20 dias na UTI

    fevereiro 18, 2026

    Mulher que denunciou PM por agressão relata medo: ‘Sempre assombrada’

    fevereiro 18, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Entretenimento»BaianaSystem dilata veias da América africana, lusa e caribenha no giro coeso do quinto álbum, ‘O mundo dá voltas’
Entretenimento

BaianaSystem dilata veias da América africana, lusa e caribenha no giro coeso do quinto álbum, ‘O mundo dá voltas’

janeiro 17, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Anitta, Emicida, Gilberto Gil, Melly, Seu Jorge e Vandal participam do disco produzido por Daniel Ganjaman sob direção musical do vocalista Russo Passapusso. Capa do álbum ‘O mundo dá voltas’, da banda BaianaSystem
Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: O mundo dá voltas
Artista: BaianaSystem
Cotação: ★ ★ ★ ★ 1/2
♪ Quinto álbum da BayanaSystem, O mundo dá voltas chegou ao mundo na noite de ontem, 16 de janeiro – em edição da gravadora da banda, Máquina de Louco – com discurso que o caracteriza como um disco de músicas mais lentas.
De fato, os beats estão mais desacelerados em músicas como Agulha, faixa que traz feat. da cantora chilena Claudia Manzo com Russo Passapusso, autor da composição e vocalista da banda baiana. Contudo, lentidão jamais rima com morosidade no dicionário musical do grupo. O disco tem viço.
Sem tirar do horizonte a cidade natal de Salvador (BA), porto seguro da banda, a BaianaSystem dilata veias da América africana, lusa e caribenha no giro de O mundo dá voltas, álbum coeso, formatado ao longo dos últimos três anos com produção musical de Daniel Ganjaman sob a direção de Passapusso.
A BaianaSystem gravita no disco em torno de questões sociais que envolvem os povos negros e indígenas do Brasil e do Caribe. Não por acaso, a letra de Porta-retrato da família brasileira (Dino d’Santiago, Filipe Cartaxo, Kalaf Epalanga, Russo Passapusso, Roberto Barreto, SekoBass, Ubiratan Marques e Paul Seiji) cita o termo Améfrica Ladina ao perfilar esse povo no corre diário pela sobrevivência, remando contra a maré.
Améfrica Ladina é o título de livro que compila escritos da antropóloga mineira Lélia Gonzalez (1935 – 1994), ativista que cutucou as feridas abertas pelo racismo vigente nessa América ainda profundamente desigual.
Cantor e músico português de ascendência cabo-verdiana, Dino D’Santiago ajuda a banda a moldar Porta-retrato da família brasileira com toque de lusofonia, inclusive pela presença do músico angolano Kalaf Epalanga.
Dino também figura na faixa que abre o álbum, Batukerê (Antonio Carlos & Jocafi, Dino d’Santiago, Filipe Cartaxo, Kalaf Epalanga, Russo Passapusso, Roberto Barreto, SekoBass e Ubiratan Marques), mix de samba e ijexá que revolve a raiz da ancestralidade afro-brasileira.
A participação da dupla Antonio Carlos & Jocafi na faixa e em Praia do futuro – parceria dos artistas baianos com o conterrâneo Russo Passapusso gravada com a adesão de Seu Jorge – conecta o álbum O mundo dá voltas ao disco O futuro não demora (2019). A presença da Orquestra AfroSinfônica na música-título O mundo dá voltas (Russo Passapusso, SekoBass, Filipe Cartaxo e Ubiratan Marques) é outro ponto de contato entre os dois álbuns.
As águas são as mesmas, mas não ficaram paradas ao longo desses seis anos que separam os álbuns. Até porque, nesse período, a BaianaSystem, gerou álbum intermediário, OxeAxeExu (2021), situado entre dois discos em outro universo. E o fato é que a banda que mergulha nas águas de O mundo dá voltas já é outra, ainda que paradoxalmente a essência seja sempre a mesma.
Entre A laje (Russo Passapusso, Emicida e Kandence Lindsey), faixa construída com versos do rapper Emicida e com o canto da baiana revelação Melly, e o raggamuffin’ Magnata (Russo Passapusso), a BaianaSystem insere a musicalidade Amazônica no mapa latino ao revolver Palheiro, tema instrumental de autoria do guitarrista paraense Manoel Cordeiro com Roberto Barreto, guitarrista da BaianaSystem. Palheiro é o tema apresentado no recente álbum de Cordeiro com Barreto, Estado de espírito (2024), com o título de Pelo caminho.
Como o mundo da BaianaSystem volta sempre para Salvador (BA), mote do antológico álbum Duas cidades (2016), Pote d’água derrama a força da terra ao cair no suingue soteropolitano em gravação que junta a banda com os conterrâneos Gilberto Gil e Lourimbau, autor da música composta há cerca de 30 anos. Lourimbau é Lourival Santos Araújo, mestre na arte de fazer e tocar berimbau, instrumento das rodas de capoeira.
No mundo gregário da BaianaSystem, também cabe pegar Bicho solto (Pitty, 2019) – música do mais coeso álbum de Pitty, Matriz (2019) – e colá-lo com Cobra criada, faixa que embute versos incisivos do ascendente rapper soteropolitano Vandal, parceiro de Russo Passapusso e SekoBass no tema.
Música que junta a atriz Alice Carvalho e a girl from Rio Anitta com a BaianaSystem, Balacobaco (Russo Passapusso, SekoBass e Alice Carvalho) é a faixa que mais tem a pressão e a pegada habitualmente atribuídas à banda.
No fim do giro do álbum O mundo dá voltas, Ogun Nilê (Antonio Carlos & Jocafi, Dino d’Santiago, Filipe Cartaxo, Kalaf Epalanga, Russo Passapusso, Roberto Barreto, SekoBass e Ubiratan Marques) dialoga em feitio de oração com a ancestralidade que banha a fé de Salvador (BA), exposta já na faixa inicial Batukerê.
Ainda que em constante transformação, o vasto mundo da BaianaSystem é sempre redondo.
A banda BaianaSystem lança o álbum ‘O mundo dá voltas’ com músicas inéditas gravadas com produção musical de Daniel Ganjaman
Bob Wolfenson / Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Shia LaBeouf é preso após suposta briga em Nova Orleans

fevereiro 18, 20260 Visitas

Antonio Adolfo brinca o Carnaval com a liberdade do jazz em álbum afetivo

fevereiro 17, 20260 Visitas

Série ‘Emergência 53’, da Globoplay, ganha prêmio em festival em Berlim

fevereiro 17, 20262 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202543 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202441 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202629 Visitas

‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

setembro 16, 202424 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.