Superintendente diz que maioria dos pais votou por formato híbrido e que retorno às salas de aula será opcional

0
140

Segundo semestre inicia no dia 3 de agosto, nas escolas da rede municipal de Palmas. Alunos serão divididos em turmas e se revezarão entre aulas nas escolas e atividades em casa. Aulas retomam no dia 3 de agosto no formato híbrido, na rede municipal de Palmas
Faltam 11 dias para o início do segundo semestre na rede municipal de Palmas. As aulas serão no formato híbrido, isso significa que os alunos serão divididos em duas turmas e vão se revezar entre as aulas na escola e as atividades em casa. Apesar de ser essa a decisão da prefeitura, os pais poderão optar pelo não retorno dos filhos às salas de aula.
“Será contemplada 50% da capacidade das crianças por turma, seguindo a lista de matrículas. Também será observado aquelas crianças que os pais autorizaram esse retorno presencial, uma vez que não é obrigatório esse retorno presencial. Se a família não se sentir segura, ela não vai fazer essa autorização e a criança continuará com as suas aulas de maneira remota”, explicou a superintendente de avaliação e desempenho da Secretaria Municipal da Educação, Anice Moura.
Ela explicou que os pais devem ficar atentos aos comunicados da escola, nas redes sociais e grupos de WhatsApp, sobre a lista dos alunos e a semana que os estudantes deverão comparecer a escola.
Anice também disse que a prefeitura fez uma pesquisa e que a maioria dos pais votou a favor do retorno das aulas semipresenciais. Ela não deu detalhes sobre o resultado da votação.
“Cada unidade educacional organizou com a sua clientela essa pesquisa, estamos fazendo uma nova tratativa com as famílias, visto que, como foi feito em junho, muitas famílias tinham um posicionamento, de repente agora eles têm outro posicionamento diante do cenário. Mas, na pesquisa de junho, a maioria das famílias já se posicionava favoráveis a essa retomada presencial”.
Aulas retomam no dia 3 de agosto, no formato híbrido, em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Entenda como vai funcionar
As turmas da rede municipal de Palmas serão subdivididas em grupos. O Grupo 1 será composto pelos primeiros nomes da lista de chamada, organizada em ordem alfabética, com aulas presenciais durante uma semana, enquanto o restante dos alunos farão aulas online. Na semana seguinte, o Grupo 2, composto pelos demais alunos, terão as aulas presenciais e o Grupo 1, aulas online.
As escolas terão horários diferenciados para entrada e saída dos estudantes e, também, para o lanche. Ainda não foi informado o cronograma de entrada dos alunos. O objetivo é evitar aglomerações tanto nas portas das escolas, como no transporte público.
A prefeitura prometeu providenciar dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação. Nas entradas, de acordo com o plano, serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, assim como tapetes sanitizantes.
A previsão é de que todos tenham a temperatura medida nas entradas por termômetros infravermelhos. Segundo a prefeitura, a medição será repetida a cada duas horas. Como em todos os ambientes públicos, o uso de máscaras será obrigatório e os profissionais receberão equipamentos de proteção individual (EPIs).
A prefeitura informou que, neste primeiro momento, o retorno híbrido acontece apenas para os alunos da pré-escola II, que abrange crianças a partir de 5 anos. As normas são as mesmas adotadas para os estudantes do ensino fundamental, conforme detalhado no tópico anterior.
Já as crianças do Berçário I e II, que atende bebês a partir dos seis meses e crianças com um ano de idade, respectivamente; Maternal I e II, que atende crianças a partir de dois e três anos, respectivamente e Pré-escola I, que abrange estudantes de 4 anos, continuarão com as atividades disponibilizadas na ferramenta online Palmas Home School.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins