Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM sábado, 5 setembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Chuva com vento é registrada em Palmas neste sábado (5); veja a previsão

    setembro 5, 2026

    Alegre e divertida: quem era a empresária esposa de ex-secretário de Saúde do TO que morreu em acidente na TO-070

    setembro 5, 2026

    ‘Muito gratificante’, diz brigadista que resgatou filhote de veado de incêndio e deu água ao animal; VÍDEO

    setembro 5, 2026

    Motorista de carro de passeio morre em acidente com carreta na TO-201

    setembro 5, 2026

    Sepultura aposta em show exclusivo só com ‘era Derrick’ na penúltima apresentação da carreira no Brasil

    setembro 5, 2026

    Machine Gun Kelly no Rock in Rio: veja possível setlist do cantor no festival

    setembro 5, 2026

    Rock in Rio 2026: MC Taya se apresenta no dia 2 do festival

    setembro 5, 2026

    Rise Against toca com instrumentos emprestados após equipamentos sumirem antes do Rock in Rio

    setembro 5, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Chuva com vento é registrada em Palmas neste sábado (5); veja a previsão

    setembro 5, 2026

    Alegre e divertida: quem era a empresária esposa de ex-secretário de Saúde do TO que morreu em acidente na TO-070

    setembro 5, 2026

    Sepultura aposta em show exclusivo só com ‘era Derrick’ na penúltima apresentação da carreira no Brasil

    setembro 5, 2026

    Machine Gun Kelly no Rock in Rio: veja possível setlist do cantor no festival

    setembro 5, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Entretenimento»Amaro Freitas, Criolo e Dino D’Santiago se irmanam (e se elevam) na travessia atlântica do resiliente álbum do trio
Entretenimento

Amaro Freitas, Criolo e Dino D’Santiago se irmanam (e se elevam) na travessia atlântica do resiliente álbum do trio

janeiro 15, 2026Nenhum comentário1 Visitas

Capa do álbum ‘Criolo, Amaro & Dino’, de Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago
Vik Muniz
♫ CRÍTICA DE ÁLBUM
Título: Criolo, Amaro & Dino
Artistas: Amaro Freitas, Criolo e Dino D’Santiago
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♬ “Ah, na pele e na voz / Os sonhos da alma dançam”, poetizam Amaro Freitas, Criolo e Dino D’Santiago nos versos de “No vento de nós”, música que assinam em parceria com Djodje Almeida, compositor e violonista de Cabo Verde. “No vento de nós” sopra carga tão grande de espiritualidade que a faixa se eleva na intercontinental travessia pelo trio por um Atlântico negro costurado pelos artistas no álbum “Criolo, Amaro & Dino”.
Lançado hoje, 15 de janeiro, com 11 temas de autoria do trio e citação de “Passaredo” (Francis Hime e Chico Buarque, 1977) em interlúdio que antecede faixa de discurso ambientalista, o álbum colaborativo dos artistas já sobressai na produção fonográfica de 2026 por essa força espiritual potencializada pela musicalidade sofisticada que brota do encontro entre o pianista pernambucano, o rapper paulistano e o cantor português de ascendência cabo-verdiana.
O batuque de Cabo Verde que embasa “Seka” banha a faixa com a africanidade também embutida no toque frenético do piano tocado por Amaro nesse tema que revolve a aridez do solo africano entre ecos ancestrais de vozes de mulheres africanas. O produtor musical Lucas Seiji também colaborou para dar forma a “Seka”, outro ponto alto do repertório inédito, na maior parte composto pelo trio quando entraram em estúdio para dar forma ao álbum originado do single coletivo “Esperança” (2024).
O álbum “Criolo, Amaro & Dino” transita em ponte que, partindo de Portugal, liga Cabo Verde a São Paulo e a Pernambuco, terra natal de “Menina do coco de Carité”, faixa introduzida pelo toque percussivo do piano de Amaro e cerzida pelo canto do trio Clarianas e do toque da rabeca de Maciel Salú, mestre do maracatu.
Embora gravado entre Lisboa (Portugal), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), o álbum “Criolo, Amaro & Dino” desconhece fronteiras ao conectar latitudes pela linguagem universal da música.
Unidos pela herança da diáspora africana que moveu antepassados para várias partes do mundo, os artistas se irmanam e se reconhecem entre o canto em inglês de “Mama Afrika”, o suingue pop de “Anoitecer” (música composta e produzida somente por Amaro e Criolo), a resistência que move a morna “Fogo lento” e as críticas sociais do rap inserido por Criolo em temas como “E se livros fossem líquidos (Poeta fora da lei Pt II)” e “Amazônia (A-i’ahu)”, faixa onde impera o discurso demolidor feito pelo rapper com o reaproveitamento de versos da música “Chuva ácida” (Criolo, 2006), aquecidos pela consciência de que o planeta Terra arde em chamas.
As referências são muitas e as fronteiras musicais caem por terra diante do encontro do trio. Até porque o álbum atravessa continentes no toque livre do jazz do piano de Amaro Freitas, instrumentista já reconhecido fora do Brasil como gênio do instrumento.
Faixa produzida por Criolo com Holly, “Hoje eu vi você” encerra álbum pulsante e resiliente que se assenta sobre território universal, conectado pela música e pela força ancestral e espiritual da negritude.
Amaro Freitas (à esquerda), Criolo (ao centro) e Dino D’Santiago lançam álbum em que conectam Cabo Verde a Pernambuco e a São Paulo
Helder Fruteira / Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Sepultura aposta em show exclusivo só com ‘era Derrick’ na penúltima apresentação da carreira no Brasil

setembro 5, 20260 Visitas

Machine Gun Kelly no Rock in Rio: veja possível setlist do cantor no festival

setembro 5, 20260 Visitas

Rock in Rio 2026: MC Taya se apresenta no dia 2 do festival

setembro 5, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026136 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202550 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202443 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check