Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM quinta-feira, 30 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, é submetido a cirurgia cardíaca e segue internado na UTI

    abril 29, 2026

    Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

    abril 29, 2026

    Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    abril 29, 2026

    Deputada Janad é levada para sede da PF após fazer saque em banco de Palmas

    abril 29, 2026

    ‘Choka Choka’: Anitta vai cantar com Shakira no Rio e posta vídeo de ‘ensaio’ no Copacabana Palace

    abril 29, 2026

    Xand Avião grava álbum audiovisual em show em Fortaleza para circuito junino

    abril 29, 2026

    Ítallo França divide ‘Última roupa’ com Zé Ibarra no quarto álbum, ‘Catatau’

    abril 29, 2026

    Shakira assista show no Rio ao vivo

    abril 29, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, é submetido a cirurgia cardíaca e segue internado na UTI

    abril 29, 2026

    Xand Avião grava álbum audiovisual em show em Fortaleza para circuito junino

    abril 29, 2026

    ‘Choka Choka’: Anitta vai cantar com Shakira no Rio e posta vídeo de ‘ensaio’ no Copacabana Palace

    abril 29, 2026

    Ítallo França divide ‘Última roupa’ com Zé Ibarra no quarto álbum, ‘Catatau’

    abril 29, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Entretenimento»Apresentação de Henrique e Juliano no Maracanã e liderança de Diego e Victor Hugo nas rádios expõem vigor sertanejo
Entretenimento

Apresentação de Henrique e Juliano no Maracanã e liderança de Diego e Victor Hugo nas rádios expõem vigor sertanejo

janeiro 3, 2026Nenhum comentário1 Visitas

A dupla Henrique e Juliano se apresenta hoje, 3 de janeiro, no estádio carioca Maracanã para público de 60 mil pessoas
Randes Filho / Divulgação
♫ ANÁLISE
♬ Entra ano, sai ano e a música sertaneja continua reinando Brasil afora em império que abarca cidades outrora refratárias ao gênero, caso do Rio de Janeiro (RJ). Hoje, 3 de janeiro, primeiro sábado de 2026, a dupla Henrique e Juliano sobe ao palco do Maracanã – o maior e mais mítico estádio carioca – para fazer show para 60 mil pessoas que correram para comprar ingressos tão logo eles foram postos à venda em setembro. E cabe ressaltar que esses ingressos se esgotaram em pouco mais de 24 horas.
Não se trata de um fenômeno isolado. A música mais tocada nas rádios ao longo de 2025 foi “Tubarões”, de outra dupla sertaneja, Diego e Victor Hugo.
O concorrido show de Henrique e Juliano no Maracanã e a liderança de Diego e Victor Hugo nas rádios – veículo que já não dá as cartas no mercado fonográfico, mas ainda tem certo peso nos vastos interiores do Brasil – reiteram a força nacional da música sertaneja.
Essa força sempre se renova a cada ano com o surgimento de novas duplas e cantores. E também com a capacidade do gênero de se adaptar às demandas do mercado, inclusive no que diz respeito à sonoridade do sertanejo.
A música sertaneja sempre foi mudando desde que o mercado foi aberto em 1929 pelo escritor e folclorista paulista Cornélio Pires (1884 – 1958) com a gravação de temas caipiras.
Se um dia Chitãozinho & Xororó foi considerada uma dupla moderna pelo som mais urbano, lá pelos anos 1970, em contraponto ao som mais caipira e tradicional de duplas antecessoras como Tonico & Tinoco, atualmente os irmãos paranaenses simbolizam, eles próprios, a tradição de um gênero que vem caminhando junto e misturado com ritmos latinos, como a bachata, e que vem fazendo conexões como outros gêneros do mainstream, como o forró e o funk.
Para se manter relevante sob o prisma empresarial, a música sertaneja passou a seguir padrões no mercado do século XXI, marcado pelo aparecimento em 2005 do subgênero intitulado sertanejo universitário. Hoje já é difícil identificar a assinatura musical de cada dupla. A última que teve um DNA próprio foi Victor & Leo, revelação dos anos 2000. Até as capas dos álbuns se parecem umas com as outras.
Contudo, alheio a essa padronização que rege a massificação do universo sertanejo, o público continua consumindo a música sertaneja com avidez. E é justamente por contar com a adesão popular que o gênero – ainda predominantemente masculino, mas já com várias mulheres com vozes ativas, casos de Ana Castela e Simone Mendes – segue vivo na preferência popular.
A música sertaneja fica centenária daqui a três anos sem perder o fôlego mercadológico. Ao contrário, do ponto de vista estritamente empresarial, os sinais vitais do universo sertanejo estão inteiramente preservados.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘Choka Choka’: Anitta vai cantar com Shakira no Rio e posta vídeo de ‘ensaio’ no Copacabana Palace

abril 29, 20260 Visitas

Xand Avião grava álbum audiovisual em show em Fortaleza para circuito junino

abril 29, 20260 Visitas

Ítallo França divide ‘Última roupa’ com Zé Ibarra no quarto álbum, ‘Catatau’

abril 29, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026135 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202547 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.