Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM sexta-feira, 13 março
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Temporal deixa ruas e avenidas de Gurupi alagadas

    março 13, 2026

    O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a venda ilegal de CNHs no Tocantins

    março 13, 2026

    Ex-prefeito de Cariri do Tocantins morre em acidente envolvendo caminhões na BR-153

    março 12, 2026

    Investigação sobre repasse de R$ 5 mi a time de futebol no TO começou após movimentações suspeitas

    março 12, 2026

    Oscar 2026: Todos os indicados a melhor filme, do pior para o melhor

    março 13, 2026

    O Brasil no Oscar e a expectativa sobre ‘O Agente Secreto’ – O Assunto #1679

    março 13, 2026

    Luísa Sonza anuncia para abril a edição do quarto álbum autoral, ‘Brutal paraíso’, e apresenta a capa em que aparece nua

    março 13, 2026

    Rock in Rio 2026 anuncia J Balvin, Pedro Sampaio e outros artistas; veja lista

    março 13, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Temporal deixa ruas e avenidas de Gurupi alagadas

    março 13, 2026

    O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a venda ilegal de CNHs no Tocantins

    março 13, 2026

    Oscar 2026: Todos os indicados a melhor filme, do pior para o melhor

    março 13, 2026

    O Brasil no Oscar e a expectativa sobre ‘O Agente Secreto’ – O Assunto #1679

    março 13, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Tocantins»Comerciante deixa local às pressas após rompimento de barragem no Tocantins: ‘Não conseguimos tirar nada’; VÍDEO
Tocantins

Comerciante deixa local às pressas após rompimento de barragem no Tocantins: ‘Não conseguimos tirar nada’; VÍDEO

dezembro 20, 2025Nenhum comentário3 Visitas

Barragem rompe e comerciante deixa bar às pressas no interior do Tocantins
O comerciante Thiarles Ribeiro, que teve o bar atingido após o rompimento de parte de uma barragem em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins, disse que não conseguiu salvar nada (veja vídeo acima). Parte da barragem se rompeu nesta sexta-feira (19) e causou estragos no município. Não há feridos.
“Meu comércio fica no único ponto turístico da cidade, a 20 km da represa. Não deu tempo de nada. A gente só conseguiu desligar os equipamentos. Está tudo embaixo da água. Agora a gente vai esperar baixar para avaliar o que perdeu ou não”, disse.
Autoridades municipais e estaduais foram informadas da situação no início da manhã desta sexta-feira e as primeiras medidas foram retirar a população ribeirinha e os animais das margens.
Leia também:
Barragem rompe e causa alagamento na zona rural de Ponte Alta do Bom Jesus
Imagens mostram como ficou local após rompimento de barragem no Tocantins: ‘Devastador’
O comerciante fez um vídeo mostrando o local antes de ser inundado e a situação da mercadoria dentro do estabelecimento.
“Tô aqui no ribeirão, filmando o tanto que o ribeirão tá seco, e estourou a barragem lá em cima, hoje são 19 de dezembro, né, Charlinho? E olha, nós estamos aqui tentando salvar algumas coisas. Como é que nós damos conta de tirar esse tanto de coisa aqui? Olha, se a água entrar aqui é prejuízo total. Olha só, a quantidade de mercadoria”, afirmu.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Comerciante deixou o local às pressas
Reprodução
A empresa ZX Energia, responsável pela represa, informou que tem equipes atuando no local para avaliação da área afetada e registro das necessidades da população. “Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.” (Veja a nota completa abaixo).
Prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus fala sobre rompimento de barragem
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe realizou monitoramento da área afetada pelo rompimento da barragem. Por volta das 17h25, a corporação confirmou que o nível apresentava “redução gradativa, com o retorno aos padrões normais do fluxo”.
Situação de ribeirão após rompimento de barragem
Divulgação/Bombeiros
Redução do nível da água
A Prefeitura de Ponte Alta do Bom Jesus informou, na tarde desta sexta-feira (19), que o vertedouro da usina está baixo e que a previsão para o rio voltar ao normal é na madrugada de domingo (21).
O Governo do Estado acompanha a situação por meio do Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e das polícias Civil e Militar. O Corpo de Bombeiros informou, na tarde desta sexta-feira, que o incidente causou prejuízos materiais que ainda não foram mensurados pelo proprietário.
Por volta das 17h25, os bombeiros constataram que o nível das águas apresentava redução gradativa, com retorno aos padrões normais do fluxo do rio e que o volume de água já não oferecia risco às pessoas, animais ou bens.
As equipes vão continuar no local porque ainda há preocupação quanto ao possível desabastecimento de água potável, já que houve contaminação das águas provocada pelo rompimento da barragem. Além disso, será efetuado um novo mapeamento dos ribeirinhos para identificar se existem demandas que possam ser sanadas pela Defesa Civil estadual.
Entenda
O prefeito José Luciano Azevedo (Republicanos), de Ponte Alta do Bom Jesus, explicou que o rio passa por uma grande parte do município, que está localizado na região das Serras Gerais e que passa pela zona rural, não margeando a zona urbana ou povoados. Também está próximo da TO-110, o que causou alerta para um possível impacto no tráfego.
“Mas nós temos populações ribeirinhas, temos pequenos produtores rurais, temos balneário de atração turística, que fica à margem desse rio. Então a primeira preocupação foi desocupar todos esses locais. No Balneário Ribeirão Bonito, a preocupação foi com turistas, visitantes, com os proprietários que residem lá”, destacou o gestor, ressaltando que além das pessoas, a preocupação também foi retirar os animais.
As pessoas que residem à margem do ribeirão foram levadas para partes mais altas da região, afastadas do leito do rio. Comércios que ficam à margens do Balneário Ribeirão Bonito foram afetados, mas o estrago só poderá ser avaliado após o nível da água baixar.
Com o risco de a afetar uma ponte da região que passa pela TO-110, o prefeito orientou aos motoristas que precisem passar pela região para que façam desvios.
“Quem vai se deslocar de Taguatinga, de Ponte Alta, aqui da região Sudeste em direção à Dianópolis ou a Palmas, neste momento, a gente pede que faça o desvio ou pela BR-242, Taguatinga e Conceição do Tocantins, ou pela BR-242 fazendo o desvio por Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, até a gente terminar de fazer esse trabalho e as avarias”, disse.
Íntegra da nota do Governo do Estado
Ao longo da tarde, a equipe do Corpo de Bombeiros realizou o monitoramento da área afetada pelo rompimento da barragem, constatando que o Balneário Ribeirão Bonito foi atingido pelas águas do incidente, ocasionando prejuízos materiais, ainda não mensurados pelo proprietário.
Por volta das 17h25min, a guarnição retornou à 6ª Companhia de Bombeiros Militar (CIBM), após confirmar que o nível das águas apresentava redução gradativa, com retorno aos padrões normais do fluxo do rio. Na ocasião, foi constatado que as águas provenientes do rompimento já não ofereciam risco à integridade de pessoas e animais, nem a bens materiais.
No entanto, o Corpo de Bombeiros informa que ainda há preocupação quanto ao possível desabastecimento de água potável para consumo humano e animal, devido à contaminação das águas provocada pelo rompimento da barragem.
O Corpo de Bombeiros de Dianópolis permanecerá em estado de prontidão para, se necessário, deslocar-se novamente ao local do incidente, com a finalidade de realizar novo mapeamento dos ribeirinhos ao longo da área atingida, a fim de identificar eventuais demandas por suporte da Defesa Civil do Estado do Tocantins.
Íntegra da nota da empresa responsável
O Grupo ZX Energia informa que, por volta das 8h desta sexta-feira, 19 de dezembro, foi registrado um acidente sem vítimas durante a fase de obra civil da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus (TO).
O acidente envolveu o rompimento parcial de estrutura do vertedouro em implantação. A área encontra-se sob monitoramento técnico contínuo. Desde o primeiro momento, equipes técnicas da ZX Energia atuam no local para avaliação da área afetada e registro das necessidades da população. Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.
A ZX Energia está colaborando integralmente com as autoridades competentes para o acompanhamento do caso e a apuração técnica das causas do acidente. Novas informações serão divulgadas oportunamente, com total transparência e responsabilidade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Temporal deixa ruas e avenidas de Gurupi alagadas

março 13, 20260 Visitas

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a venda ilegal de CNHs no Tocantins

março 13, 20260 Visitas

Ex-prefeito de Cariri do Tocantins morre em acidente envolvendo caminhões na BR-153

março 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026133 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202544 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202441 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202629 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.