Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM segunda-feira, 25 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Quem é o jovem encontrado morto em represa após acidente com trator

    maio 24, 2026

    Jovem morre após carro tentar desviar de animal e cair em canal de água na BR-242, diz PRF

    maio 24, 2026

    O que se sabe sobre o caso do pé humano encontrado às margens de rodovia no Tocantins

    maio 24, 2026

    Aposta simples de Palmas leva mais de R$ 27 mil na Mega-Sena especial de 30 anos

    maio 24, 2026

    Nando Reis regrava com Marisa Monte a canção que lançou com Ana Cañas

    maio 24, 2026

    Diplo toca na formatura da pré-escola do filho: ‘Um dos shows mais importantes da minha vida’; VÍDEO

    maio 24, 2026

    Vocalista da banda Scalene cai durante show em Brasília e leva oito pontos na cabeça

    maio 24, 2026

    Melly canta com Anitta, Léo Santana, Liniker e Luedji Luna no segundo álbum de estúdio, ‘Mais forte que a dúvida’

    maio 24, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Nando Reis regrava com Marisa Monte a canção que lançou com Ana Cañas

    maio 24, 2026

    Quem é o jovem encontrado morto em represa após acidente com trator

    maio 24, 2026

    Vocalista da banda Scalene cai durante show em Brasília e leva oito pontos na cabeça

    maio 24, 2026

    Diplo toca na formatura da pré-escola do filho: ‘Um dos shows mais importantes da minha vida’; VÍDEO

    maio 24, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Tocantins»Jalapão abriga pinturas rupestres de 2 mil anos que estão ameaçadas por queimadas e desmatamento
Tocantins

Jalapão abriga pinturas rupestres de 2 mil anos que estão ameaçadas por queimadas e desmatamento

setembro 19, 2024Nenhum comentário0 Visitas
No Jalapão já foram identificados 16 sítios arqueológicos. No paredão é possível encontrar figuras que estão a cinco metros de altura. Paredão com pinturas rupestres no Jalapão é danificado por chamas
Reprodução/TV Anhanguera
Queimadas e desmatamento podem comprometer as pinturas rupestres que estão há cerca de 2 mil anos em paredões de pedra no Jalapão. Na região já foram identificados 16 sítios arqueológicos pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Em alguns locais é possível ver danificações provocadas por fogo e depredações.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os focos de incêndio que atingem o Parque Estadual do Jalapão são monitorados para evitar que se espalhem e se aproximem dos atrativos turísticos. No dia 14 de setembro o fogo chegou até margens do Rio Novo e turistas que estavam no local conhecido como Prainha registraram as chamas consumindo a vegetação. O rio é considerado um dos maiores de água potável do mundo.
Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, que ficam na região, estão entre as 10 cidades com mais focos ativos. Para ajudar na preservação, o Instituto tem procurado donos de fazendas e empresas especializadas em conservação.
“Dentre as ações preventivas que podem ser feitas para evitar o avanço do fogo nesses sítios, está tirar todo elemento combustível próximo dos paredões, fazendo um aceiro que tem que ser regularmente refeito para evitar que o fogo avance. Neste caso aqui nesses sítios, o Iphan contratou a empresa para fazer um serviço de conservação”, explicou o arqueólogo do Iphan, Romulo Macedo.
Segundo o arqueólogo, em seis sítios arqueológicos foram contratadas empresas para cuidarem dos serviços de conservação.
LEIA TAMBÉM
Pinturas rupestres com cerca de 2 mil anos são descobertas em sítios arqueológicos no Jalapão
Cemitério quilombola com mais de 100 anos de história é reconhecido como sítio arqueológico
Construção de ponte é paralisada após descoberta de sítios arqueológicos em estrada no Jalapão
Figuras rupestres são encontradas a cinco metros de altura do chão
Reprodução/TV Anhanguera
No paredão é possível encontrar figuras que estão a cinco metros de altura. Segundo os pesquisadores, isso pode indicar que o local passou por mudanças drásticas no clima e vegetação. Outro fator seria de que os povos pré-históricos tinham um conhecimento mais avançado do que se imaginava.
“No passado ou havia árvores aqui nessa região permitiram eles subir até àquela altura e fazer as gravuras, ou eles faziam andaimes que permitiram a eles acessar esses locais mais inacessíveis”. contou Romulo.
Para o historiador, Gilson Nolasco, as descobertas feitas nos sítios podem representar oportunidades para os moradores, como forma de turismo cultural.
“Quando você traz alguns desses sítios para serem conhecidos através de ações ligadas ao turismo cultural, você também trabalha na educação, na conscientização, na valorização, e você acaba incentivando a formação de uma consciência preservadora, preservacionista, digamos assim, e uma identificação com esse material”, disse.
Pinturas rupestres com cerca de 2 mil anos são descobertas em sítios arqueológicos no Jalapão
Divulgação/Iphan
Segundo a equipe arqueológica, as ocupações humanas nessas áreas recuam até 12.000 anos atrás e formaram sítios arqueológicos durante o período pré-colonial, até o contato com os colonizadores europeus.
Também podem ser encontradas estruturas relacionadas à arqueologia do período histórico, significativas da ocupação dessa área de contato da Floresta Amazônica com aquelas do Brasil Central, o bioma Cerrado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Quem é o jovem encontrado morto em represa após acidente com trator

maio 24, 20261 Visitas

Jovem morre após carro tentar desviar de animal e cair em canal de água na BR-242, diz PRF

maio 24, 20260 Visitas

O que se sabe sobre o caso do pé humano encontrado às margens de rodovia no Tocantins

maio 24, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026135 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202550 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.