Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM sábado, 17 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

    maio 5, 2025

    Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

    maio 5, 2025

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

    maio 5, 2025

    Acidentes de trânsito mataram mais de 600 pessoas no Tocantins em 2024, aponta levantamento

    maio 5, 2025

    Sean ‘Diddy’ Combs: quem é Cassie Ventura, testemunha-chave no julgamento do rapper

    maio 17, 2025

    Julgamento de Diddy: As revelações das testemunhas até agora

    maio 17, 2025

    Diddy arremessou frigideira contra ex, diz testemunha em julgamento

    maio 17, 2025

    Advogada de Diddy diz que ex-namorada do rapper planejou orgias

    maio 17, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Sean ‘Diddy’ Combs: quem é Cassie Ventura, testemunha-chave no julgamento do rapper

    maio 17, 2025

    Julgamento de Diddy: As revelações das testemunhas até agora

    maio 17, 2025

    Diddy arremessou frigideira contra ex, diz testemunha em julgamento

    maio 17, 2025

    Advogada de Diddy diz que ex-namorada do rapper planejou orgias

    maio 17, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Tocantins»Justiça nega pela quarta vez pedido de liberdade para ex-governador Mauro Carlesse suspeito de planejar fuga para o exterior
Tocantins

Justiça nega pela quarta vez pedido de liberdade para ex-governador Mauro Carlesse suspeito de planejar fuga para o exterior

dezembro 19, 2024Nenhum comentário1 Visitas

Ex-governador do Tocantins foi preso em fazenda e transferido para o Quartel do Comando Geral, em Palmas. Outros três pedidos anteriores também foram negados pelo Tribunal de Justiça. Mauro Carlesse saiu do IML de Gurupi e seguiu para a unidade penal
Antoniel Cavalcante/Ronda Policial Tocantins
A Justiça negou, pela quarta vez, um pedido de liberdade provisória para o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), preso suspeito de planejar fuga para fora do Brasil. Ele responde a pelo menos cinco investigações e ações penais relacionadas a fraudes em licitações, desvios de dinheiro e outros crimes.
Carlesse foi preso na manhã no dia 15 de dezembro, quando estava a caminho de uma fazenda em São Salvador, na região sul do estado. Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPTO), cumpriram o mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal de Palmas. Ele está preso no Quartel do Comando Geral, em Palmas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os planos de fuga incluíam, segundo investigação, o Uruguai e a Itália. No primeiro ele teria conseguido documento de identidade e o no segundo, já tinha passaporte e cidadania italiana. Tudo estava sendo arquitetado junto com o sobrinho, Claudinei Quaresemin, que também teve a prisão decretada no mesmo processo.
O advogado do ex-governador, Sandro Armando, informou que a defesa vai continuar requerendo a liberdade para Carlesse, pois entende “que o pedido de prisão preventiva é totalmente descabido e desproporcional”.
Documentos estrangeiros, plano de fuga e vila na Itália: o que se sabe sobre a prisão do ex-governador do TO Mauro Carlesse
O primeiro habeas corpus apresentado pela defesa foi negado pelo desembargador João Rigo Guimarães no dia seguinte à prisão. Outros dois pedidos foram negados pelo desembargador Eurípedes Lamounier durante a semana.
No novo documento, o juiz Márcio Soares da Cunha considerou as três negativas, que há elementos que fundamentam a suspeita de que havia um plano de fuga sendo arquitetado pelo político, já que vários documentos levaram aos apontamentos dos investigadores. Entre eles o de um aluguel de uma casa em uma vila italiana, a dupla cidadania de Carlesse, que dificultaria a localização e extradição dele e que, ao contrário do que ele disse em entrevista à TV Anhanguera, não há provas de que ele tenha negócios no Uruguai.
“Sendo assim, os argumentos do parecer do MP e, inclusive, o contrato de locação juntado aos autos pela defesa, reforçam a minha convicção de que é necessária a manutenção da decisão já prolatada. Ante ao exposto, INDEFIRO o pedido da defesa e mantenho a prisão preventiva do acusado”, destacou o juiz na decisão.
Justiça do Tocantins mantém ex-governador Mauro Carlesse preso
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Ex-governador Mauro Carlesse é preso suspeito de planejar fuga para o exterior
Ex-governador do TO, Carlesse é transferido para Palmas e diz não saber motivo da prisão: ‘Dizendo que eu ia fugir do país’
Com 50 habitantes e cercado por montanhas: conheça povoado na Itália que seria destino de fuga de ex-governador do TO
Ex-governador do TO nega plano de fuga internacional e diz que passaporte italiano era para férias
Ex-secretário do Tocantins tem prisão decretada em operação da PF que investiga desvios milionários
Governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse renuncia ao cargo
Ex-governador investigado pela PF foi afastado por suspeita de corrupção e renunciou horas antes de abertura de impeachment
Ex-governador do Tocantins é alvo de operação da PF que investiga suposta fraude em licitação
Entenda
Na decisão que autorizou a prisão, o juiz Márcio Soares da Cunha destacou diálogos e indícios que comprovam um possível risco de fuga para o exterior de Carlesse para o Uruguai ou Itália, junto com Claudinei Quaresemin, ex-secretário de estado sobrinho do ex-governador.
O g1 tentou contato com a defesa de Claudinei Quaresemin, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
O ex-secretário teria providenciado documento de identidade e autorização para residência fixa no Uruguai para ele e o tio. A decisão destacou que em 23 de abril de 2024, Quaresemin enviou a Carlesse uma foto da carteira de identidade uruguaia do ex-governador, expedida em 3 de abril de 2024.
Identidade uruguaia e passaporte italiano de Carlesse fundamentaram pedido de prisão
Reprodução
No dia 4 de junho de 2024, o ex-secretário comunicou ao tio que o pedido de residência permanente no Uruguai havia sido deferido pelas autoridades do país. Também houve diálogos entre eles sobre como abrir contas e enviar dinheiro para o exterior.
Na Itália, o sobrinho teria viabilizado o aluguel de uma casa em um vilarejo com o nome de uma intermediária. O valor foi de 1,5 mil euros de aluguel no imóvel, segundo o MP.
Além disso, Carlesse também estaria, segundo a investigação, usando um endereço italiano para supostamente constituir advogados e requerer documentos para família. Carlesse, que tem cidadania e passaporte italiano chegou a declarar residência em Marsciano (Perugia), onde fica o vilarejo de Pieve Caina, segundo citou o juiz.
Mauro Carlesse saindo do IML de Gurupi e seguindo para a unidade penal
Renúncia ao governo
Mauro Carlesse assumiu o Poder Executivo do Tocantins em 2018. Ele era presidente da Assembleia Legislativa e acabou na cadeira de governador porque Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV), então governador e vice, foram cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, após condenação por uso de caixa dois na campanha eleitoral de 2014.
Carlesse assumiu o mandato de forma interina e conseguiu se manter no cargo em uma eleição suplementar e depois novamente na eleição geral de 2018.
Ele ficou no cargo até outubro de 2021 quando foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça por suspeita de corrupção. Na época, a Polícia Federal apontou que Carlesse estava envolvido em um esquema de recebimento de propinas e também interferência política na Polícia Civil.
Carlesse renunciou ao cargo antes da votação pelo impeachment na Assembleia Legislativa. Com a renúncia, Wanderlei Barbosa (Republicanos), seu vice, assumiu o mandato.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

maio 5, 20251 Visitas

Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

maio 5, 20250 Visitas

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

maio 5, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202441 Visitas

‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

setembro 16, 202422 Visitas

Forte chuva derruba poste e deixa quase 2 mil casas sem energia em Palmas

janeiro 13, 202518 Visitas

Enfermeira que morreu com filha em queda de ponte viajava para comemorar aniversário de casamento; marido sobreviveu

janeiro 1, 202513 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.