Close Menu
Educativa FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Educativa FM terça-feira, 25 agosto
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Pai percorre 5 km empurrando filho com deficiência em bicicleta adaptada e emociona público; assista

    agosto 25, 2026

    VÍDEO: gado foge de incêndio que atinge fazendas; fogo avança por áreas rurais de três estados

    agosto 25, 2026

    Dnit libera ponte entre Pedro Afonso e Tupirama para veículos leves a partir desta terça-feira (25)

    agosto 24, 2026

    Adolescente morre afogado enquanto nadava em praia de Palmas, dizem bombeiros

    agosto 24, 2026

    Sósia de Vini Jr. evita polêmicas com Virginia e revela convites para harmonização facial

    agosto 25, 2026

    ‘Estrelas da Casa’: Belo, Junior e Ana Clara revelam o que define participante ideal

    agosto 25, 2026

    Banda Pernambulô mixa percussão e beats na levada do álbum ‘Baque irado’

    agosto 25, 2026

    Pabllo Vittar revela a capa de ‘Body type’, segundo single do álbum ‘Lost in lust’

    agosto 25, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Pai percorre 5 km empurrando filho com deficiência em bicicleta adaptada e emociona público; assista

    agosto 25, 2026

    Sósia de Vini Jr. evita polêmicas com Virginia e revela convites para harmonização facial

    agosto 25, 2026

    ‘Estrelas da Casa’: Belo, Junior e Ana Clara revelam o que define participante ideal

    agosto 25, 2026

    VÍDEO: gado foge de incêndio que atinge fazendas; fogo avança por áreas rurais de três estados

    agosto 25, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Educativa FM
Home»Entretenimento»Um bate-papo sincero sobre discos de Beto Guedes, Candeia e Gal Costa
Entretenimento

Um bate-papo sincero sobre discos de Beto Guedes, Candeia e Gal Costa

setembro 20, 2025Nenhum comentário2 Visitas

Capas dos álbuns ‘Sol de primavera’ (Beto Guedes, 1979), ‘Axé!’ (Candeia, 1978) e ‘Fa-Tal –Gal a todo vapor (Gal Costa, 1971)
Reprodução / Montagem g1
♫ PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR
♬ Das centenas de notícias que chegam diariamente à minha caixa de e-mail (sim, o e-mail resiste firme e forte como meio de comunicação no mundo corporativo!), uma mensagem enviada na noite de ontem, 19 de dezembro, despertou minha imediata atenção.
O e-mail anunciava a quinta edição do projeto Disconcertos, criado em 2013 pelo escritor e professor Luiz Fernando do Carmo de Azevedo, o Dodô Azevedo. Trata-se da audição de um determinado álbum com o compartilhamento de informações sobre a ficha técnica, histórias e impressões pessoais sobre esse disco.
Gostei da ideia porque a música é um dos recheios da memória afetiva de qualquer pessoa. Desconheço alguém que não goste de música. Claro, há quem não tenha ligação tão visceral com a música (e os discos em particular) quanto a minha. Mas todo mundo ouve música em maior ou menor grau e é curioso observar o gosto de cada um.
Na quinta edição do Disconcertos, sediada no centro cultural Futuros Arte e Tecnologia, no Rio de Janeiro (RJ), haverá encontros de Dodô com Barral Lima, Ana Paula Araújo, Luiz Antonio Simas e Viviane Mosé.
Empresário de Beto Guedes, Barral Lima escolheu discorrer sobre o álbum Sol de primavera (1979), um dos títulos da fase áurea da discografia do cantor e compositor mineiro, no encontro agendado para as 19h da próxima quarta-feira, 24 de setembro.
É curiosa a opção por esse álbum de 1979 cujo repertório destacou a música-título Sol de primavera, parceria de Beto com Ronaldo Bastos. Bela e poética, essa canção foi amplificada em escala nacional como tema de abertura da novela Marina (1980), trama esquecível exibida pela TV Globo no horário das 18h. Achei a escolha curiosa porque, em geral, o álbum mais cultuado de Beto Guedes é o anterior Amor de índio (1978).
Em contrapartida, saber que a escritora e filósofa Viviane Mosé escolheu falar sobre Fa-Tal – Gal a todo vapor, emblemático álbum lançado por Gal Costa (1945 – 2022) no fim de 1971, deixa esse encontro (agendado para 10 de dezembro) menos atraente. Para mim, claro.
É que muito já se falou sobre Fa-Tal. Existem álbuns de Gal que mereciam ser mais comentados, caso do roqueiro Caras & bocas (1977), para citar somente um exemplo. Mas entendo que o disco de 1971 gere mais memórias e conversas pela importância histórica que extrapola o universo musical pelo fato de o álbum também ter alcançado significado político no Brasil amordaçado de 1971. Fa-Tal, em última instância, foi um grito de liberdade de Gal, um brado de resistência em tempos ditatoriais.
Antes da conversa sobre o disco de Gal, o historiador Luiz Antonio Simas joga luz sobre Axé! (1978) – título mais importante da discografia de Candeia (1935 – 1978), bamba e pilar do samba do Rio de Janeiro – em encontro agendado para 26 de novembro.
Notei também que esses três álbuns brasileiros enfocados no projeto Disconcertos foram lançados ao longo dos anos 1970, década de grande expressão para a MPB e o samba (Ana Paula Araújo falará sobre coletânea de Madonna). Mesmo sob forte repressão, os cantores e compositores do Brasil fizeram grandes discos na década de 1970. Álbuns que merecem um bate-papo fino, elegante e sincero como os que parecem estar sendo propostos na quinta edição do Disconcertos.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Sósia de Vini Jr. evita polêmicas com Virginia e revela convites para harmonização facial

agosto 25, 20260 Visitas

‘Estrelas da Casa’: Belo, Junior e Ana Clara revelam o que define participante ideal

agosto 25, 20260 Visitas

Banda Pernambulô mixa percussão e beats na levada do álbum ‘Baque irado’

agosto 25, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Vídeo mostra policiais carregando corpos de suspeitos mortos em confronto dentro de caminhonete após operação no Tocantins

fevereiro 23, 2026136 Visitas

Mãe ganha indenização de R$ 10 mil após comprar doce ‘zero lactose’ e filha ter reação alérgica grave

setembro 17, 202550 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202443 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202630 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check